Melhores horários para postar no Facebook (dados de 2018)

* Esse post é complementado pelo próximo post, em que falamos sobre os melhores horários para postar no Instagram. Você pode conferi-lo aqui.

Uma das dúvidas mais frequentes dos meus alunos é: qual é o melhor horário para postar no Facebook? E no Instagram? E no Twitter? E no Linkedin? Como marketing não se trata de uma ciência exata, sempre respondo que não tem uma resposta única e definitiva. A verdade é que não existe um horário mágico exato para você seguir às cegas. O ideal é que cada empresa faça seus próprios testes e adeque as estratégias com o tempo.

Além dos fatores individuais de cada marca, os horários ideais para postagem costumam mudar com o passar do tempo ou podem ser bastante prejudicados em um dia específico devido a alguma notícia bombástica, feriado, data comemorativa, etc. Tudo isso influencia e desequilibra o ecossistema das redes sociais e pode interferir diretamente no engajamento dos fãs com um post da sua empresa.

Mas você não chegou aqui nesse post à toa! Trouxemos alguns dados que podem nos ajudar a sermos mais assertivos quanto ao horário de postar para conseguir mais engajamento e, assim espero, mais clientes.

A empresa americana Sprout Social (SaaS de gerenciamento de Redes Sociais) analisou os dados de seus 20.000 clientes* para desenvolver esses relatórios super completos, com os horários de maior engajamento dos fãs, agrupados por setor e por rede social. E pra completar, são ilustrados com gráficos de calor para ficar ainda mais fácil de visualizar.

Então vamos aos dados!

Melhores Horários para Postar no Facebook

Mapa de calor dos melhores horários para postar no Facebook

O Facebook ainda reina supremo nas mídias sociais, com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos diários. Também é a melhor escolha para publicidade em mídia social, com 93% dos profissionais de marketing usando a plataforma regularmente.

O que isso significa para sua marca? Simplesmente não está mais tão fácil alcançar seus clientes como antigamente. Na verdade, com as atualizações mais recentes do algoritmo do Facebook, os usuários passaram a ver percentualmente mais postagens de amigos e familiares em detrimento de postagens de Páginas de Negócios.

As marcas ainda conseguem notar um pouco do envolvimento orgânico dos usuários com suas Páginas de Negócio, mas entender o que funciona melhor para sua empresa virou praticamente um jogo de adivinhações. Felizmente, os dados dessa pesquisa fornecem informações relevantes sobre quando as marcas do mundo todo conseguiram as maiores taxas de envolvimento do público com suas publicações no Facebook. Veja algumas descobertas:

  • Os melhores horários para postar no Facebook de forma geral são quarta-feira às 12h e às 14h e quinta-feira às 13h e às 14h.
  • Quinta-feira é o melhor dia da semana para postar no Facebook
  • Os horários mais garantidos para postagem incluem dias da semana das 10h às 15h.
  • Sábado é o dia da semana com menor engajamento
  • Noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia

O aprendizado:

As taxas de engajamento para Facebook (no geral) tem picos consistentes no meio do dia, nos dias de semana. O maior engajamento nessa rede social acontece durante os intervalos típicos para almoço, às quartas e quintas-feiras. Isso pode ser explicado por usuários tentando obter ajuda durante o almoço ou simplesmente devido ao tempo de descanso passado no telefone.

Além disso, os finais de semana tendem a ser mais pobres para o engajamento – especialmente aos sábados. As pessoas estão fora de casa nesses dias, por isso não espere muito envolvimento quando o seu público está mais ocupado com outras coisas.

Melhores horários para postar no Facebook para organizações sem fins lucrativos

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Facebook para ONGs

Para organizações sem fins lucrativos, o Facebook funciona como um ótimo ponto de encontro para fazer com que os usuários participem de eventos, acompanhem sua organização e estejam atualizados sobre os acontecimentos sem precisar acessar seu site. Quando analisados separadamente, os clientes considerados sem fins lucrativos, mostraram os seguintes dados de engajamento:

  • Os melhores horários para postar no Facebook para organizações sem fins lucrativos são quartas e sextas às 14h
  • Outros horários de engajamento notavelmente altos incluem segunda-feira às 9h, terça-feira às 18h, quinta-feira às 10h e meio-dia e sexta-feira às 9h e 11h
  • Os horários mais garantidos para postagem são das 9:00 às 16:00 nos dias úteis
  • Domingo tem o menor envolvimento para organizações sem fins lucrativos no Facebook
  • Os finais de semana e as segundas-feiras são os dias de menos envolvimento na semana para organizações sem fins lucrativos no Facebook

Melhores Horários para Postar no Facebook para Educação

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Facebook para Educação

Seja para alcançar ex-alunos ou novos alunos, o Facebook pode ser uma boa fonte de informações para escolas e instituições de ensino superior. Vamos dar uma olhada em quando as pessoas se envolveram com marcas educacionais no Facebook:

  • As escolas recebem maior envolvimento às quintas-feiras às 14h e às 15h
  • Geralmente entre terça e quinta das 11:00 às 17:00 é seguro postar
  • As sextas-feiras e os fins de semana geram a menor quantidade de engajamento
  • Picos de engajamento no final da tarde nos finais de semana

Melhores Horários para Postar no Facebook para Saúde

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Facebook para Saúde

Mais da metade das instituições de saúde e consultórios nos EUA tem uma página no Facebook. No Brasil, vejo isso ainda como um grande desafio pra a maioria das instituições de saúde. Vamos ver os dados para esse segmento:

  • A melhor hora para postar no Facebook para cuidados de saúde é sexta-feira ao meio-dia
  • Outros horários importantes com alto engajamento são segunda-feira às 14h, quarta-feira do meio-dia às 13h, quinta-feira às 14h e das 19h às 20h. e domingo ao meio dia e 14h
  • Sábado tem o menor engajamento para marcas de saúde
  • Postagens ao meio do dia funcionam melhor de domingo a sexta-feira

Melhores Horários para Postar no Facebook para Tecnologia

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Facebook para Tecnologia

Embora o alcance orgânico do Facebook seja tão baixo que chegue a 2% para algumas marcas, é mais importante do que nunca saber os melhores horários para postar. Essa noção não é diferente para as marcas do segmento de tecnologia. Veja os dados de quando marcas de tecnologia recebem mais envolvimento no Facebook:

  • Os melhores horários para postar no Facebook para marcas de tecnologia são segunda-feira às 11h e terça-feira das 10h às 12h
  • Geralmente, é seguro postar a qualquer momento entre 8h e 16h nos dias úteis
  • As empresas de tecnologia veem o menor engajamento no Facebook aos sábados
  • O engajamento cai no início da manhã e tarde da noite, todos os dias

Melhores Horários para Postar no Facebook para Bens de Consumo

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Facebook para Bens de Consumo

Não importa se você está vendendo on-line ou na loja, o Facebook pode ser um importante participante na conscientização, leads e vendas. Para marcas de bens de consumo, veja os melhores horários para alcançar seus consumidores:

  • Os melhores horários para postar no Facebook para marcas de bens de consumo são quinta-feira às 14h e sexta-feira às 11h
  • Outros horários de engajamento importantes ​​são quarta-feira, das 11h às 15h, quinta-feira, às 16h e sexta-feira das 10h às 15h
  • É seguro postar dias da semana das 10h às 18h. (provável que sejam pessoas comprando on-line no trabalho)
  • Fins de semana têm as taxas de engajamento mais baixas para marcas de bens de consumo

Com essa análise dos dados de engajamento de mais de 20.000 contas dentro do Facebook é possível otimizar seus posts para esses horários e tentar tirar maior proveito do comportamento natural dos usuários. No entanto, é sempre bom lembrar: não há regras rígidas, e você deve usar essas informações apenas para facilitar o seu trabalho e não para se limitar.

Agora, eu gostaria de saber de você! Para o seu negócio, qual é o melhor horário para postar no Facebook? Se você já tiver testado e chegado a alguma conclusão interessante, compartilhe com a gente nos comentários do post!

*Esse post da Gawa foi parcialmente traduzido e baseado no post original sobre a pesquisa no blog da Sprout Social. Os dados incluem usuários de vários tipos de planos, indústrias e locais. Todos os intervalos de tempo foram registrados no fuso horário central (CST). O número de engajamentos representa o total de engajamentos que uma marca recebeu no canal específico durante esse período de tempo. Os dados específicos de cada setor incluem horários de engajamento de médio a alto nível. Para mais detalhes, confira o link acima.

Escrito por: Isabel Furtado Machado

Isabel é sócia-fundadora da Gawa trabalha com marketing digital desde 2008 e é instrutora de cursos na área desde 2010.

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