Melhores horários para postar no Instagram (dados de 2018)

* Esse post complementa o post anterior, em que falamos sobre os melhores horários para postar no Facebook. Você pode conferi-lo aqui.

A segunda rede social mais amada dos brasileiros, o Instagram, é um ótimo espaço para fortalecer sua marca, se relacionar com seus clientes, ou até mesmo conseguir novos consumidores para o seu negócio. Mais de 70% das empresas dos EUA usam o Instagram atualmente e muitos esperam que esse número aumente. Seja com fotos altamente envolventes ou vídeos de tirar o fôlego, o Instagram é a casa do conteúdo visual.

O único problema é que, assim como o Facebook, está ficando cada vez mais difícil aparecer organicamente para seus seguidores. O Instagram diz que mais de 80% dos usuários seguem uma empresa dentro do aplicativo. Mas você não quer ter aquele trabalhão para fazer um belíssimo post, que ninguém viu ou curtiu, só porque você postou em um horário ruim. Então, que tal melhorar as chances de aparecer no feed dos seus clientes analisando os horários de maior engajamento?

Para isso, vamos tirar proveito de uma pesquisa que a Sprout Social que divulgou recentemente, a partir dos dados de seus mais de 20.000 clientes, com as taxas de engajamento dos seguidores dessas marcas em diferentes horários do dia. Além do consolidado geral de engajamento na plataforma, é possível conferir também os horários de melhor engajamento para cada setor separadamente.

Não deixe de aplicar os aprendizados, mas não se esqueça: a melhor escola é a sua própria experiência. Por isso, use as informações desse post para ajudar você a publicar de forma mais inteligente, mas não fique preso a regras! Teste e otimize sempre!

Vamos aos dados!

Melhores Horários para Postar no Instagram

Além dos dados que vamos ver a seguir, o índice Sprout Social Q1 2017 descobriu que 67% da geração X e 60% dos millennials diz que têm mais chances de comprar de uma marca que eles seguem. Então, não durma no ponto com o poder das mídias sociais nas mãos, especialmente o Instagram. Abaixo, os dados da pesquisa sobre essa rede social:

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Instagram em geral

  • O melhor horário para postar no Instagram é quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h e 15h às 16h, e sexta-feira às 5 da manhã
  • Quinta é o melhor dia para postar no Instagram
  • Os horários mais garantidos para postar no Instagram são de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas
  • Domingo é o dia com menos envolvimento para o Instagram

O aprendizado:

Esses dados nos mostram algumas tendências muito interessantes a respeito do envolvimento no Instagram. Para começar, altos engajamentos aconteceram às 5 da manhã de terça a sexta-feira. É bem provável que isso se deva ao fato de que as pessoas acordam e checam seus telefones assim que acordam.

Outros horários de engajamento alto incluem o meio do dia durante a semana. Por isso, ao programar seus posts, pense naquele momento de calmaria do meio do dia quando os usuários pegam o telefone para dar aquela olhadinha no feed.

Fins de semana não ficam tão distantes do engajamento encontrado durante a semana. Um churrasquinho à tarde, encontros com os amigos e outros eventos ainda mantêm as pessoas atentas ao telefone ao longo do dia. No entanto, o engajamento cai drasticamente no início de domingo e na segunda-feira de manhã.

Melhores horários para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Instagram para ONGs

Várias organizações sem fins lucrativos recorreram ao Instagram para representar melhor sua marca visualmente. Algo que podemos perceber com os dados são que os melhores horários para postar para organizações sem fins lucrativos são semelhantes aos picos de engajamento gerais do Instagram.

  • O melhor horário para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos é sexta-feira ao meio-dia
  • Outros horários de engajamento notavelmente altos incluem terça-feira às 15h e 21h, quarta-feira das 15h às 16h, quinta-feira das 14h às 15h e sexta-feira às 10 da manhã
  • Os horários mais seguros para postar são os dias da semana do meio-dia às 17h
  • Sábado é o dia de menor engajamento para organizações sem fins lucrativos

Melhores Horários para Postar no Instagram para Educação

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Instagram para Educação

As escolas e as organizações de ensino superior precisam estar onde seus alunos (e ex-alunos) gastam seu tempo. De fato, quase 60% dos jovens de 18 a 29 anos usam o Instagram. Portanto, há uma boa chance de alunos de escolas secundárias, universitárias ou profissionais se envolverem com marcas no Instagram.

  • O melhor horário para postar no Instagram para educação é segunda-feira às 20h
  • Segunda-feira tem o maior engajamento para a educação da semana (pense em atualizações semanais para os alunos)
  • Os horários mais seguros para postagem são dias da semana das 11h às 16h
  • Domingo tem o menor engajamento para educação no Instagram

Melhores horários para postar no Instagram para a área de saúde

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Instagram para Saúde

As organizações de assistência médica estão realmente perdendo uma ótima oportunidade de se envolver com os seguidores e mostrar histórias inspiradoras, caso não estejam no Instagram. Um exemplo de bom uso é o Hospital Infantil de Los Angeles, que traz regularmente celebridades e estrelas do esporte para conhecer as crianças e proporcionar uma experiência única. As imagens e vídeos no Instagram se conectam com os usuários – o que torna esta plataforma uma obrigação para o setor.

  • O melhor horário para postar no Instagram para cuidados de saúde é terça-feira às 13h
  • Terça-feira é o melhor dia para postar no Instagram para cuidados de saúde
  • Os horários mais seguros para postagem são geralmente das 9h às 16h de terça a sexta
  • Os dias de fim de semana são os menos dedicados à saúde no Instagram

Melhores horários para postar no Instagram para Tecnologia

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Instagram para Bens de Consumo

Às vezes, as marcas de tecnologia têm dificuldade em visualizar sua marca nas mídias sociais. No entanto, existem diversas maneiras de usar o Instagram para criar engajamento. Obter inspiração de algumas das melhores contas do Instagram é um bom começo para ajudar sua marca a se destacar no aplicativo. Veja os dados de engajamento das marcas de tecnologia usando a plataforma Sprout:

  • O melhor horário para postar no Instagram para marcas de tecnologia é quarta-feira às 10h
  • Quinta-feira é o melhor dia para postar no Instagram para tecnologia
  • Os horários mais seguros para postagem são geralmente das 10h às 17h de quarta a sexta
  • Sábado e domingo são os dias com menos engajamento para a tecnologia

Melhores horários para postar no Instagram para Bens de Consumo

Mapa de Calor dos melhores horários para postar no Instagram para Tecnologia

Com a introdução do Instagram Shopping, as marcas de bens de consumo têm maneiras mais fáceis de vender no aplicativo. É importante saber os melhores horários para postar para alcançar seu público. Veja os dados que encontramos no setor:

  • O melhor horário para postar no Instagram para bens de consumo é sábado às 11h e 13h
  • Quarta-feira tende a ver o engajamento mais consistente ao longo da semana
  • Os horários mais seguros para postagem são todos os dias das 10h às 15h
  • Segunda-feira é o dia com menor engajamento para bens de consumo no Instagram (provavelmente as pessoas estão pondo o trabalho em dia e gastando menos tempo fazendo compras on-line)

Com essa análise dos dados de engajamento de mais de 20.000 contas dentro do Instagram é possível otimizar seus posts para esses horários e tentar tirar maior proveito do comportamento natural dos usuários. No entanto, é sempre bom lembrar: não há regras rígidas, e você deve usar essas informações apenas para facilitar o seu trabalho e não para se limitar.

Agora, eu gostaria de saber de você! Para o seu negócio, qual é o melhor horário para postar no Instagram? Se você já tiver testado e chegado a alguma conclusão interessante, compartilhe com a gente nos comentários do post!

*Esse post da Gawa foi parcialmente traduzido e baseado no post original sobre a pesquisa no blog da Sprout Social. Os dados incluem usuários de vários tipos de planos, indústrias e locais. Todos os intervalos de tempo foram registrados no fuso horário central (CST). O número de engajamentos representa o total de engajamentos que uma marca recebeu no canal específico durante esse período de tempo. Os dados específicos de cada setor incluem horários de engajamento de médio a alto nível. Para mais detalhes, confira o link acima.

Escrito por: Isabel Furtado Machado

Isabel é sócia-fundadora da Gawa trabalha com marketing digital desde 2008 e é instrutora de cursos na área desde 2010.

2 comentários

  1. Existe um erro grande no conteúdo deste post.
    Os horários nos gráficos foram colocados com tudo horário central (CST). Sendo assim, para se chegar ao horário de Brasília, deve-se acrescentar +2h.

    1. Oi Petter,
      Obrigada pelo seu comentário!
      Realmente existe uma margem de erro (não informada pela Sprout), já que os dados foram agregados em CST e algumas das contas da amostra devem estar fora desse fuso.
      No entanto, a maioria das contas utilizadas na pesquisa tem seu horário original em CST e seus respectivos clientes também, criando assim uma base de dados confiável para esse fuso-horário.
      Se considerarmos que os gráficos apenas refletem um comportamento médio da pessoa onde ela se encontra, independente do fuso, é só transpormos para a realidade aqui do Brasil.
      Independente da localidade e consequentemente do horário local, as pessoas costumam ter comportamentos parecidos. Ou seja, não é necessário adicionar 2h, apenas imaginar que se fosse utilizada uma amostra do horário de Brasilia, com contas brasileiras, o resultado seria parecido.
      Por último, é importante lembrar que, como toda análise de dados, devemos encará-la apenas como uma tendência e não como a verdade absoluta!
      Espero ter ajudado a esclarecer! Um abraço.
      Isabel

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