O novo algoritmo do Instagram chegou

O novo algoritmo do Instagram finalmente chegou! E a empresa resolveu abrir para o público quais são os fatores que o influenciam para decidir quais fotos e vídeos colocar no seu feed.

No início deste ano, o Instagram anunciou que atualizaria o seu algoritmo para torná-lo mais cronológico e “mais fresco”.

Agora, eles estão falando com mais detalhes sobre como o algoritmo do Instagram funciona. Foi falado oficialmente pela primeira sobre alguns rumores relativos aos Perfis de  Negócios do Instagram e Shadowban.

Veja o que sabemos:

Seu feed do Instagram é personalizado para você e baseado no que você curte

Seu feed do Instagram não é baseado apenas em quem você segue, mas também em quem e no que você curte.

De acordo com o TechCrunch, que enviou um representante da sua equipe para a reunião oficial com o Chefe de Produto do Instagram, “o Instagram usa Machine Learning com base no seu comportamento anterior para criar um feed exclusivo para cada pessoa. Mesmo que você siga exatamente as mesmas contas de outra pessoa, você receberá um feed personalizado com base em como você interage com essas contas. ”

Gerente de produtos do instagram explicando o novo algoritmo em uma sala de reunião

O que exatamente isso significa?

Há uma razão para que todas as postagens de Kim Kardashian apareçam no topo do meu feed. Eu sou fã dela, e sempre curto suas publicações e publicações sobre ela. Por isso, o Instagram sabe que eu quero ver tudo que ela postar.

Mas, mesmo tendo muitas amigas que seguem o perfil dela, nem todas são fãs enlouquecidas da Kardashian. Então, se elas não engajam tanto com o conteúdo da Kim Kardashian, as postagens que ela faz provavelmente vão aparecer mais abaixo nos feeds das minhas amigas.

O objetivo principal do Instagram é ajudar o usuário a ver o conteúdo dos seus “amigos e familiares” e, com o novo algoritmo, eles dizem que as pessoas veem 90% das postagens de seus amigos e familiares. Em vez de 50% quando era o feed cronológico.

O fator chave aqui é o que o Instagram determina quem se enquadra na sua categoria de “amigos e família”. Pra falar a verdade, tenho certeza que o Instagram acha que as Kardashians são na verdade minha família. Mas tudo bem, o que importa é eu gostar do meu feed! 🙂

Como o Algoritmo do Instagram funciona?

O algoritmo do Instagram tenta prever quais fotos e vídeos são os mais importantes para você. Ele usa três fatores principais para determinar isso: interesse, antiguidade e relacionamento.

Os 3 Fatores Mais Importantes para o Algoritmo Instagram:

  1. Interesse: é como o Instagram prevê o quanto você vai se importar com uma postagem.
    Quanto mais eles acharem que você vai gostar dessa postagem, mais alta ela aparecerá no seu feed. Isso é feito com base no “comportamento passado em relação a um conteúdo semelhante e potencialmente ‘machine vision’ que analise o conteúdo da imagem do post”. Pense na aba Explorar do Instagram. Se você você curtiu um vídeo de uma musa fitness, a sua página de Explorar ficará cheia de vídeos de abdomens sarados. Se alguém que você segue postar um vídeo na academia, o Instagram supõe que você vai gostar desse assunto e o mostrará no seu feed.Imagem da aba "Explorar" no aplicativo do Instagram
  2. Antiguidade: há quanto tempo esta foto foi postada?
    O novo algoritmo do Instagram prioriza as postagens mais recentes. Assim, esperamos passar a ver menos postagens feitas há mais de uma semana. Parece que o Instagram está se importando mais com quando você postou. Antes ele focava apenas no conteúdo ou engajamento. Essa regra foi criada no fim do ano passado, quando muitas pessoas viram mensagens de Natal mesmo depois do Ano Novo.
    Dica: se você quiser mais engajamento, encontre seu melhor horário para postar no Instagram!
  3. Relacionamento: como você conhece essa pessoa?
    Se você comentar em várias fotos de uma pessoa ou se for marcado em fotos com ela, isso sinaliza para o algoritmo que ela provavelmente se encaixa na categoria “amigos e família”. Por isso, se você tem a impressão de que nunca vê fotos de uma determinada pessoa, é só começar a comentar nos posts dela!
    Dica: incentive seus seguidores a marcar você nas suas postagens, se o seu objetivo é aparecer com mais frequência em seus feeds. Não temos certeza se isso realmente funcionará, mas é possível que sim!

Outros fatores que influenciam o novo Algoritmo do Instagram

Enquanto esses são os 3 melhores, o Instagram tem outros fatores que afetam o que fica mais alto no feed.

  1. Frequência: com que frequência o usuário abre o aplicativo do Instagram?
    Se ele abre o aplicativo muitas vezes por dia, seu feed parecerá mais “cronológico”. Isso porque que o Instagram tenta “mostrar os melhores posts desde a última visita”. Se ele verificar o aplicativo com menos frequência, o feed mostrará o Instagram acha que ele mais gosta, em vez de cronologicamente.
  2. Quantos perfis ele segue: quantas pessoas um usuário segue?
    Se ele segue um monte de gente, o Instagram tem mais opções para escolher. Então o usuário provavelmente não verá todas as postagens de todas as contas que segue. Os posts da sua empresa vão ficar mais “diluídos” no meio do feed dele. Dica: se você acha que seu feed não te mostra posts relevantes, talvez seja um bom momento para fazer uma limpa.
  3. Uso: Se o usuário passa muito tempo no Instagram, verá um número maior postagens. Assim, o Instagram será obrigado a “aprofundar no seu catálogo” para encontrar posts ‘inéditos’ para esse usuário. Se ele gastar apenas alguns minutos no aplicativo por dia, receberá apenas os destaques do algoritmo.


Além de esclarecer como funciona o algoritmo, o Instagram também abordou algumas questões e rumores comuns. Veja o que eles disseram:

O feed cronológico do Instagram vai voltar?

Não! Alguns meses atrás, o Instagram estava testando um botão de “novas postagens”, mas parece que eles descartaram a funcionalidade. De acordo com o TechCrunch, o Instagram “não quer adicionar mais complexidade” porque os usuários podem esquecer para qual tipo feed eles estão configurados.

Dito isso, eles confirmaram que “o Instagram não oculta postagens no feed, e você verá tudo que foi postado por todos que seguir se continuar rolando”.

Se eu mudar para um perfil de negócios no Instagram, meus posts terão menos alcance no novo algoritmo?

Não. “O Instagram não oferece uma presença extra de feed para contas pessoais ou contas de negócios, por isso, a mudança não ajuda seu alcance.”

Se eu postar um vídeo, ele terá um melhor desempenho no algoritmo do Instagram?

Não mais. Isso foi verdade no passado, quando os vídeos eram novidade no Instagram. Agora “o ranking não favorece o formato de foto ou vídeo universalmente”.

Como os feeds das pessoas são baseados no uso pessoal, se você não costuma assistir a vídeos no Instagram, poderá ver menos posts desse tipo.

O uso de novos recursos do Instagram ajuda suas postagens a terem um melhor desempenho no algoritmo do Instagram?

Não. Usar os recursos de Stories ou Live não ajuda suas postagens no feed, como há algum tempo atrás. De acordo com a Recode, um designer de produto do Instagram disse que “não favorecemos contas que usam funcionalidades diferentes do aplicativo. A única maneira de melhorar o rankeamento do seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo. ”

Nota do editor: algumas dessas respostas são contraditórias com o que outros funcionários do Instagram disseram no passado (e o que informamos). Assim, achamos que é melhor confiar nas últimas notícias, pois foi tudo registrado com jornalistas tecnológicos confiáveis.

Publicar muito prejudica seu desempenho no algoritmo do Instagram?

Isso não vai prejudicar sua conta, mas se você postar três vezes seguidas, provavelmente haverá conteúdo de outras pessoas entre as suas postagens.

Dito isso, “o Instagram não desvia usuários para postagens com muita frequência ou por outros comportamentos específicos”. Assim você pode tentar encontrar sua melhor frequência de postagem sem arriscar sua conta.

E quanto ao Instagram Shadowban? Usar hashtags pode fazer com que as minhas postagens deixem de aparecer?

Prestem atenção: “o shadowbanning não existe”.

Há um ano atrás, muitas contas do Instagram foram afetadas por um misterioso “bug”. Esse bug baniu mensagens se usassem as mesmas hashtags repetidamente, o que o Instagram classificou como comportamento “spam”.

No entanto, esse não é mais o caso. O Instagram diz que “não esconde o conteúdo das pessoas por postar muitas hashtags ou outras ações”. Agora é uma boa hora para atualizar sua estratégia de hashtag do Instagram.

Agora que você sabe como o novo algoritmo do Instagram funciona, é hora de contar pra gente se você já usa algum desses recursos. Deixe nos comentários o que mais funciona e o que não funciona para você!

*Esse post foi traduzido e baseado nesse post do blog da Later.

Escrito por: Isabel Furtado Machado

Isabel é sócia-fundadora da Gawa trabalha com marketing digital desde 2008 e é instrutora de cursos na área desde 2010.

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