O que faz as pessoas seguirem ou desseguirem uma marca nas redes sociais?

Duas perguntas que escuto em todo curso de Facebook + Instagram Ads que ministro é: porque estou perdendo seguidores em minha página ou perfil? Porque não consigo aumentar o meu número de seguidores?

Isso é uma grande preocupação de qualquer profissional que administra um perfil de empresa em redes sociais. E de fato é uma preocupação importante, já que essa é uma boa medida de sucesso do seu trabalho de construção de audiência. Se o seu conteúdo é bom e gera interesse, seguidores virão! Correto?

Bom, essas eram as perguntas que a Sprout Social tentou responder com essa pesquisa feita recentemente, no segundo trimestre de 2016.

A informação que mais me chamou atenção na pesquisa foram as ações que fazem as pessoas seguirem as marcas nas redes sociais. Veja o gráfico abaixo:

Gráfico de barra com 6 ações da marcas nas redes sociais que fizeram a pessoa passar a seguí-la

Algumas respostas são até óbvias, mas outras nem tanto. Abaixo, veja a tradução que fiz dos itens do gráfico:

  1. Interesse nos seus produtos/serviços (73,4%)
  2. Interesse em promoções (58,8%)
  3. Eles me entretêm (51,3%)
  4. Ofereceram um incentivo (42,2)
  5. Interesse na sua indústria (41,5%)
  6. Para se comunicar com a marca (25,1%)
  7. Amigos seguem/curtem o seu conteúdo (21%)

Achei interessante ver esse último item, que apenas 21% seguem uma marca porque os amigos seguem. Ou seja, o mais importante é mesmo o seu produto ou serviço ser útil para aquela pessoa, e nem tanto o que os amigos falam.

Além disso, a pesquisa perguntou quais eram as coisas mais irritantes que as marcas fazem nas mídias sociais. O resultado ficou assim:

Gráfico de barra com 5 ações mais irritantes das marcas nas mídias sociais

Como podemos ver no gráfico acima, as marcas deveriam evitar as seguintes ações, para não irritar seus seguidores:

  1. Postar promoções demais (57,5%)
  2. Usar gírias ou jargões (38,4%)
  3. Não ter nenhuma personalidade nas suas contas (34,7%)
  4. Tentar ser engraçado quando na verdade não é (32,3%)
  5. Não responder às mensagens dos seguidores (24,5%)

E pra finalizar, um gráfico as ações das marcas que acabam levando as pessoas a desseguirem as marcas nas Redes Sociais.

Gráfico de barra com 6 principais ações a que fizeram perder seguidores

Abaixo a tradução do gráfico e alguns comentários meus sobre cada ponto:

  1. Mensagens promocionais demais (46%): não deixe de rechear suas redes sociais com conteúdos interessantes e úteis para os seguidores, e apenas salpicar conteúdos promocionais em momentos estratégicos
  2. Informações não-relevantes (41,1%): é o que eu sempre digo para os meus alunos: é melhor não postar nada do que postar um “Bom Dia!” só pra aparecer na timeline do seu cliente. Isso pode ser um tiro no pé.
  3. Eles tweetam demais (34,9%): a resposta aqui foi sobre o Twitter, mas se aplica a qualquer rede social. Não exagere na quantidade de postagens.
  4. Uso de gíria que não combina com a marca (29,9%): defina uma voz, um tom para a sua marca e siga assim. Não tente copiar alguém que faz sucesso e que não tem nada a ver com você. Isso não costuma dar certo.
  5. Muito quieto (17,9%): Falar de menos também não agrada. Ou seja, tente manter uma frequência mínima de postagens para aparecer para os seguidores, mas nem tanto a ponto de irritá-los.
  6. Eles não me respondem minhas mensagens (15,3%): as pessoas esperam uma proximidade quando falam com sua a empresa pelas Redes Sociais. Então, aja de acordo! Se a quantidade de mensagens e comentários for razoável, se preocupe em responder a cada uma individualmente. Se for demais, será que não vale a pena ter uma pessoa da equipe alocada para isso ou encaminhar essas pessoas para o canal de atendimento correto?

Não sei quanto a você, mas eu vou começar a aplicar vários desses aprendizados nas Redes Sociais da Gawa.

E pra finalizar eu quero ouvir de você! Faça um comentário dizendo qual foi a ação que sua empresa já fez nas suas redes sociais que mais trouxe novos seguidores ou fez c0m que você perdesse um grande número de seguidores?

Vamos aprender juntos!

Isabel Furtado

Escrito por: Isabel Furtado Machado

Isabel é sócia-fundadora da Gawa trabalha com marketing digital desde 2008 e é instrutora de cursos na área desde 2010.

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